segunda-feira, 8 de junho de 2015

Mina de Sal de Nemocón

Dois passeios imperdíveis para quem vai a Bogotá são para as Minas de Sal de Nemocón e Zipaquirá. É impressionante o que a ação humana aliada às maravilhas da natureza podem esculpir. Para não ficar um post tão extenso, falarei apenas sobre Nemocón, reservando outro especial para Zipaquirá. 

A Mina de Sal de Nemocón

Há 65 km de Bogotá se encontra um povoado chamado Nemocón, além de suas graciosas ruas possui uma Mina de Sal que acaba sendo a principal atração local.





A entrada custa 18.000 pesos colombianos (cerca de R$ 22,00) e incluí uma hora e meia de visitação guiada. A Mina de Nemocón serviu como cenário para o filme Los 33 que relata a história real dos 33 mineiros chilenos que no ano de 2010 passaram 69 dias soterrados em uma mina até conseguirem ser resgatados com vida. Eu não entendo muito de cinema, mas a previsão de lançamento do filme aqui no Brasil é para setembro deste ano.

 Réplica da capsula usada para o resgate dos mineiros no acidente de 2010 (cenário do filme).

Um dos magníficos espelhos d'água. 

Sal acumulado nas paredes da mina. 


Nos 200 anos de funcionamento da mina já se extraiu cerca de nove milhões de toneladas de sal, hoje ainda há mineiros trabalhando no local, mas ela funciona, principalmente, como museu. Suas principais atrações são os espelhos d'água, sendo que o maior do mundo encontra-se no interior da mina, a Capela da Virgem de Carmem, que é usada para casamentos dos casais que optam por algo diferente e exótico e ainda um cristal de sal de 1.600 kg, talhado em forma de coração pelo mineiro Miguel Sánchez em meados do século XX. O guia nos contou que quem faz juras de amor em frente ao coração permanecerá eternamente ao lado do seu amado, um tanto perigoso, então o lance é ter certeza da encrenca em que está se metendo, ou seja, se realmente quer passar o resto dos seus dias ao lado da criatura a quem direcionou as juras (rs).


 Maior espelho d'água do mundo

 Capela da Virgem de Carmem

Coração esculpido em rocha salina

As fotos não conseguem expressar a real beleza da mina, então a todos que pretendem ir a Bogotá fica a dica: vale a pena encarar essa aventura e conhecer esse lugar, tanto que seu slogan é: "El corazón de Nemocón vuelve a palpitar desde las entrañas de la tierra para el mundo". E embora tenham belezas e propostas distintas, achei um milhão de vezes mais linda e interessante que a Catedral de Sal de Zipaquirá, mas aguardem que logo contarei tudo sobre ela também. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário