quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dia das Bruxas

Embora eu ache uma grande besteira celebrar o Dia das Bruxas no Brasil, afinal é uma festa representativa dos Estados Unidos, separei uma série de fotos de bruxas que marcaram a história do cinema, bem como um texto que encontrei na Internet que explica a origem desta tradição.

Abracadabra - 1993

A Bela Adormecida - 1959

 A Branca de Neve - 2012

Convenção das Bruxas - 1990

"História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam nas casas objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela  Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro)." Fonte: clique aqui

Elvira - A Rainha das Trevas - 1988

 Sabrina, Aprendiz de Feiticeira - 1996

 As Bruxas de Eastwick - 1987

O Mágico de Oz - 1939

A meu ver é muito interessante que as escolas de inglês transmitam esse tipo de cultura aos seus alunos, afinal faz parte do aprendizado, agora querermos introduzi-la em nosso folclore (por sinal riquíssimo), é algo totalmente sem nexo, já está na hora do Brasil aprender a divulgar o que é seu e mais, preservar o que é seu, pois importar cultura não é nada criativo!

Curiosidade: Em 2005 o Governo Brasileiro criou o Dia do Saci - 31 de outubro, então Viva o Saci-Pererê!


Nem todas as fotos deste blog são de minha autoria, caso deseje os créditos por alguma foto ou a sua remoção favor encaminhar e-mail para: crisianiii@hotmail.com

Um comentário:

  1. Adorei. Sem contar que adoro o folclore brasileiro. Viva o dia do Saci então. Bjs, Daia.

    ResponderExcluir